20/06/2017

|Dicas| Como conseguir parcerias no blog?

Como alguns já sabem, o blog está no ar a sete anos, (mas tenho blogs a bem mais do que sete) e ao longo desses anos uma das perguntas mais comuns que sempre recebo é "Como faço para conseguir parcerias?". 
Quando comecei o blog, sete anos atrás, confesso que era bem mais fácil conseguir parcerias para o blog. Uma vez que, o número de blogs era menor, as pessoas blogavam por amor (e não por interesse em ganhar coisas) e a prática de parcerias era uma coisa nova até então. Um cenário bem diferente do que temos hoje: pessoas que na maioria das vezes, acabaram de criar um blog (apenas com interesse em ganhar coisas) e saem desesperadas implorando por parcerias.
No post de hoje trouxe algumas dicas para ajudar vocês (algumas dessas eu sempre uso e me ajudam bastante. 
DEFINIÇÃO - Parceria: reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum; companhia, sociedade.
1ª Dica - TENHA UM BLOG POR AMOR E NÃO POR INTERESSE
Antes de criar um blog é realmente importante se questionar a respeito: "Será que estou criando um blog para realmente criar conteúdo ou apenas para receber produtos?" Se a sua resposta for a segunda, já pode ir parando por ai. Receber produtos é uma consequência de um trabalho/conteúdo bem feito e começar um blog só com esse interesse não vai te levar muito longe.

 2ª Dica- TENHA PACIÊNCIA!
Não adiantar criar o blog hoje e já sair desesperada atrás de empresas. Antes de qualquer coisa, tenha paciência de ver o seu blog crescer um pouco, ganhar visualizações e um público fiel. Porque de nada vai adiantar a uma empresa fazer parceria com um blog sem público, uma vez que parceria ocorre em busca de um objetivo comum e você deve ter algo a oferecer a empresa.

3ª Dica- CUIDE DA QUALIDADE DO SEUS POSTS
Essa dica é de extrema importância. É muito importante se atentar a qualidade das postagens no blog, principalmente a qualidade de escrita (e se atentar sempre aos erros ortográficos), evitar o uso exagerado de abreviações, palavões e evitar trocar letras de determinadas palavras (como voxê, por exemplo.)

4ª Dica- CONHEÇA O SEU BLOG
Antes de qualquer coisa, defina os assuntos principais do seu blog. Não adianta ter um blog de culinária e procurar parceria com empresas de esmaltes, por exemplo. Se seu blog abranger vários assuntos, deixe isso de forma clara aos seus leitores. Além disse, é muito importante ter dados sobre o tráfego do seu blog (informações de acesso, visualizações de página, visitante únicos). Geralmente as empresas levam os números em consideração, e para ter acesso a eles você pode utilizar o Google Analytics.

5ª Dica- CONHEÇA O SEU PÚBLICO
As empresas querem saber a quem serão apresentados através do seu blog, por isso é importante conhecer seu público antes de buscar por parcerias. Para isso você pode utilizar o Google Analytics e também aplicar questionários aos seus leitores para que obtenha informações como sexo, idade, região onde mora, entre outros...

6ª Dica- TENHA UM MÍDIA KIT
O mídia kit nada mais é do que um currículo do seu blog. Nele devem conter todas as informações a respeito do seu espaço, sua história (como começou), números (seguidores e visitas), links de redes sociais, bem como informações sobre você e seu público. O mídia kit será o seu material de apresentação do seu blog para as empresas.

7ª Dica- ENCONTRE EMPRESAS QUE TENHAM A VER COM SEU CONTEÚDO
Como já disse acima, você deve definir os assuntos principais do seu blog e propor parceria a empresas relacionadas a eles. Você pode também procurar em blogs com os mesmos assuntos que o seu, as empresas parceiras e entrar em contato.

Ao entrar em contato com as empresas, seja sempre educado(a), apresente seu mídia kit e aguarde retorno. Muitas vezes o retorno demora a acontecer, as empresas recebem muitos pedidos e precisam analisá-los antes de responder (comigo já aconteceu de demorar 6 meses).
E o mais importante: Valorize-se acima de tudo! Não implore parceria (isso é feio), é normal receber vários nãos no começo, mas veja isso como uma forma de melhorar ainda mais o seu trabalho.

 Essas são as minhas dicas. Espero que tenham gostado e caso tenham alguma dúvida, podem deixar nos comentários ou enviar ao meu email: blogfalathai@gmail.com. Se houver muitas perguntas, farei um segundo post respondendo todas e com mais algumas dicas.
Beijinhos 😘😘😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, elogio, crítica ou sugestão.